Fintech: o que são e para que servem?
A palavra “fintech” é simplesmente uma combinação das palavras “financeiro” e “tecnologia”. Ela descreve o uso da tecnologia para fornecer serviços e produtos financeiros aos consumidores.
Isso pode ser nas áreas de bancos, seguros, investimentos: qualquer coisa relacionada a finanças. Embora seja uma palavra relativamente nova, o setor de fintech não é nada novo. A tecnologia sempre mudou o setor financeiro.
No entanto, a internet, combinada com o uso generalizado de dispositivos como smartphones e tablets, demonstra que a velocidade dessa mudança acelerou bastante nos últimos anos.
Exemplos de fintech
A Fintech está mudando o mundo das finanças para os consumidores de várias maneiras. Por exemplo, agora você pode abrir uma conta bancária pela Internet sem visitar fisicamente um banco. Você pode vincular a conta ao seu smartphone e usá-la para monitorar suas transações. Você pode até transformar seu smartphone em uma “carteira digital” e usá-lo para pagar as coisas usando dinheiro em sua conta.
As fintechs também estão mudando rapidamente as indústrias de seguros e investimentos. Os provedores de seguro de carro agora vendem seguros “baseados em telemática” onde sua direção é monitorada usando dados coletados através de seu smartphone ou uma “caixa preta” instalada em seu carro.
Esses dados podem ser usados? Para determinar quanto você paga por sua apólice de seguro. No futuro, pode ser possível comprar um seguro em uma base de curto prazo ou “pay as you go”.
Os avanços na tecnologia significam que os consumidores também podem investir na Internet em uma base de “execução única”, sem qualquer interação face a face. Com o tempo, você poderá obter aconselhamento financeiro automatizado ou “aconselhamento robótico” com pouca ou nenhuma interação humana.
Benefícios potenciais da Fintech
Velocidade e conveniência
Os produtos da Fintech tendem a ser entregues on-line e, portanto, são mais fáceis e mais rápidos para o acesso dos consumidores.
Maior escolha
Os consumidores se beneficiam de uma maior escolha de produtos e serviços porque podem ser comprados remotamente, independentemente da localização.
Ofertas mais baratas
As empresas de tecnologia financeira talvez não precisem investir dinheiro em uma infraestrutura física, como uma rede de agências, de modo que possam oferecer ofertas mais baratas aos consumidores.
Produtos mais personalizados
A tecnologia permite que as empresas de tecnologia financeira coletem e armazenem mais informações sobre os clientes para que possam oferecer aos consumidores produtos ou serviços mais personalizados.
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