Fintech: o que são e para que servem? - Maquineta Rede Celcoin
fintech

Fintech: o que são e para que servem?

A palavra “fintech” é simplesmente uma combinação das palavras “financeiro” e “tecnologia”. Ela descreve o uso da tecnologia para fornecer serviços e produtos financeiros aos consumidores.

Isso pode ser nas áreas de bancos, seguros, investimentos: qualquer coisa relacionada a finanças. Embora seja uma palavra relativamente nova, o setor de fintech não é nada novo. A tecnologia sempre mudou o setor financeiro.

No entanto, a internet, combinada com o uso generalizado de dispositivos como smartphones e tablets, demonstra que a velocidade dessa mudança acelerou bastante nos últimos anos.

Exemplos de fintech

A Fintech está mudando o mundo das finanças para os consumidores de várias maneiras. Por exemplo, agora você pode abrir uma conta bancária pela Internet sem visitar fisicamente um banco. Você pode vincular a conta ao seu smartphone e usá-la para monitorar suas transações. Você pode até transformar seu smartphone em uma “carteira digital” e usá-lo para pagar as coisas usando dinheiro em sua conta.

As fintechs também estão mudando rapidamente as indústrias de seguros e investimentos. Os provedores de seguro de carro agora vendem seguros “baseados em telemática” onde sua direção é monitorada usando dados coletados através de seu smartphone ou uma “caixa preta” instalada em seu carro.

Esses dados podem ser usados? Para determinar quanto você paga por sua apólice de seguro. No futuro, pode ser possível comprar um seguro em uma base de curto prazo ou “pay as you go”.

Os avanços na tecnologia significam que os consumidores também podem investir na Internet em uma base de “execução única”, sem qualquer interação face a face. Com o tempo, você poderá obter aconselhamento financeiro automatizado ou “aconselhamento robótico” com pouca ou nenhuma interação humana.

Benefícios potenciais da Fintech

Velocidade e conveniência

Os produtos da Fintech tendem a ser entregues on-line e, portanto, são mais fáceis e mais rápidos para o acesso dos consumidores.

Maior escolha

Os consumidores se beneficiam de uma maior escolha de produtos e serviços porque podem ser comprados remotamente, independentemente da localização.

Ofertas mais baratas

As empresas de tecnologia financeira talvez não precisem investir dinheiro em uma infraestrutura física, como uma rede de agências, de modo que possam oferecer ofertas mais baratas aos consumidores.

Produtos mais personalizados

A tecnologia permite que as empresas de tecnologia financeira coletem e armazenem mais informações sobre os clientes para que possam oferecer aos consumidores produtos ou serviços mais personalizados.

A Celcoin é uma fintech que oferece serviços financeiros a partir de um aplicativo móvel simples, prático, sem taxas e sem burocracia. Com a Maquineta Celcoin você pode oferecer pagamentos de contas, recargas de celular, recargas Google Play e de TV pré-paga, consulta a CPF ou CNPJ e muitos outros serviços. Para saber mais, acesse nosso site Maquineta.

maquineta celcoin

You May Also Like

Dicas para aumentar seus ganhos e fechar acordos de sucesso

Como fazer a gestão financeira do seu pequeno negócio, mesmo com um orçamento limitado

metas SMART

Como utilizar metas SMART em sua empresa?

Por que revender serviços em seu negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.