Como fazer a análise de concorrência para sua empresa?
Em qualquer cenário de mercado, existem outras empresas por aí oferecendo um produto ou serviço semelhante ao seu. Estabelecer uma vantagem sobre esses concorrentes é apenas parte da rotina diária. Até que ponto você está preparado para ganhar vantagem sobre seus concorrentes?
Simplesmente saber o que eles oferecem não é suficiente. Com o advento de novos softwares e tecnologias, os profissionais de marketing e os proprietários de negócios têm a capacidade de saber mais sobre sua concorrência do que nunca. É extremamente importante conduzir regularmente uma análise competitiva completa, a fim de ficar um passo à frente.
Abaixo, há um processo simples de cinco etapas para concluir uma análise competitiva detalhada com base em estudos da Hubspot, plataforma de marketing digital.
Por que é importante fazer a análise de concorrência?
Pesquisa competitiva ou análise de concorrência é um campo de pesquisa estratégica especializado na coleta e análise de informações sobre empresas rivais. É uma tática essencial para descobrir o que seus concorrentes estão fazendo e que tipo de ameaça eles apresentam ao seu bem-estar financeiro.
A análise de concorrência é completamente legal. Se trata de simplesmente colecionar pedaços de informações disponíveis no domínio público, desde registros financeiros até relatórios compilados por empresas específicas.
Você também pode encontrar artigos escritos sobre empresas em jornais locais. Bases de dados on-line estão disponíveis a partir de fontes locais e ou você pode usar mecanismos de busca para encontrar informações sobre empresas individuais.
Como conduzir sua pesquisa de concorrentes
1. Identifique seus dez principais concorrentes
Toda empresa tem ao menos dez concorrentes temidos e são eles que conquistam seus clientes em potencial.
Como uma empresa nacional, você está competindo com possivelmente centenas, até mesmo milhares de empresas que buscam o mesmo grupo de leads qualificados. Então, talvez você não tenha ideia de quem são seus concorrentes. Você pode ter aquela única empresa com a qual está competindo, mas fora dela está perdido e confuso.
Se você precisar de ajuda para identificar seus concorrentes, o Google é um ótimo recurso. Simplesmente pesquisando o tipo de serviço ou produto que você está oferecendo, é bem provável que alguns de seus principais concorrentes apareçam.
Outra ótima maneira de descobrir quem são seus principais concorrentes é usar ferramentas on-line, como o SEMrush. O SEMrush é um ótimo software para dar uma olhada no que outras empresas estão classificando para sua palavra-chave e como você se compara a elas.
2. Analise e compare o conteúdo do concorrente
Depois de identificar seus concorrentes, você pode iniciar sua análise competitiva e aprofundar um pouco mais para entender melhor o tipo de conteúdo que eles estão publicando.
Analisar seu conteúdo pode ajudá-lo a determinar quais oportunidades você tem para ajudar a superar seus concorrentes. Em quais tipos de criação de conteúdo seus concorrentes se concentram? Diferentes tipos de conteúdo podem incluir: postagens no blog, whitepapers, e-books, vídeos, webinars, podcasts, slides, FAQs, comunicados de imprensa, notícias, estudos de casos, entre outros.
Depois de localizar o conteúdo, você pode determinar a qualidade e, o mais importante, pode ver como ele se compara ao seu. Certifique-se de procurar com que frequência eles estão blogando, adicionando e atualizando novos conteúdos, bem como quais tópicos eles estão discutindo com frequência. Eles estão fazendo alguma coisa que você não está?
Uma vez que você saiba que tipo de conteúdo e a qualidade do conteúdo que seus concorrentes estão publicando, isso lhe dará uma perspectiva melhor de onde você precisa colocar mais esforço e recursos.
3. Analise sua estrutura de SEO
Se sua empresa tem um blog, você sabe o quão importante é a sua estrutura de SEO. Ao conduzir uma análise competitiva sobre o tipo de conteúdo que seus concorrentes estão gerando, também é vantajoso verificar a estrutura de SEO desse conteúdo.
Quando seus concorrentes estão usando palavras-chave, eles estão incluindo no título da página, arquitectura da URL, tags H1, conteúdo, links internos e texto alternativo da imagem? Não apenas você deve verificar a estrutura de SEO do conteúdo, mas também quais tipos de palavras-chave seus concorrentes estão utilizando.
Ao tentar classificar palavras-chave específicas, em vez de procurar palavras-chave com altos volumes de pesquisa, procure palavras-chave com volumes de pesquisa menores. Esses tipos de palavras-chave tendem a ser palavras-chave de cauda longa que tornam a palavra-chave mais específica.
Além disso, olhando para as palavras-chave dos seus concorrentes, você pode gerar uma lista de palavras-chave adicionais que você pode começar a segmentar.
4. Olhe para a suas redes sociais
A presença das empresas nas redes sociais está se tornando cada vez mais importante todos os dias e toda empresa está utilizando cada plataforma de maneira diferente. As redes sociais são uma ótima maneira de as empresas interagirem com usuários e fãs.
Além disso, esses sites permitem que você compartilhe seu conteúdo. O próximo passo de sua análise competitiva deve ser determinar como seus concorrentes estão usando as mídias sociais e integrando-as em seu marketing.
Não só é importante ver se seus concorrentes podem ser encontrados em plataformas de mídia social, mas você também quer ver o quão efetivamente eles estão usando seus perfis. Só porque eles têm um perfil não significa que eles estão continuamente atualizando as páginas e adicionando novos conteúdos.
Seus concorrentes têm ótimos perfis de mídia social? Há coisas que você poderia utilizar e tirar idéias para ajudar a estabelecer sua presença? Talvez a empresa nem sequer seja um concorrente direto, mas encontre uma empresa em seu setor que esteja estabelecida e desenvolva um ótimo conteúdo, aprenda com os principais influenciadores em seu setor.
5. Identifique áreas para melhoria
Depois de realizar uma análise de concorrência, você tem uma ideia melhor do que seus concorrentes estão fazendo. Pegue todas as informações coletadas sobre cada concorrente e identifique áreas específicas que precisam ser melhoradas. Depois de olhar para os seus concorrentes, você não pode dizer que não encontrou pelo menos uma coisa que precise melhorar.
Além de identificar as principais áreas que você pode melhorar em relação à criação de conteúdo, otimização de mecanismos de pesquisa e engajamento de mídia social, você também pode ajudar a estabelecer a presença de sua empresa com clientes em potencial.