9 dicas de como vender mais e melhor

Como adquirir a capacidade de se destacar no varejo vendendo mais e melhor? Algumas técnicas podem te ajudar a ser um grande vendedor e treinar a sua equipe para chegar lá também. Aqui apresentamos nove delas:

9 dicas de como vender mais e melhor

1. Faça um amigo

A criação de conexão com seu cliente soa tão pessoal e, no entanto, é o coração de tornar qualquer interação humana um sucesso. Encontrar algo em comum, algo que não esteja relacionado à mercadoria na frente do cliente, ajuda a criar um relacionamento.

Você não pode fazer isso em massa, com uma fórmula. Por isso, funciona. Isso ajuda você a reconhecer que cada pessoa é única, diferente e interessante, assim como o cliente se encanta com o atendimento. Mas é preciso treinamento em vendas no varejo para que isso aconteça.

2. Venda produtos de valor

Vender produtos ou serviços que não sejam realmente úteis, agradáveis ??ou de alguma outra forma benéficos para um determinado cliente pode ajudar as vendas de curto prazo, mas, no longo prazo, você não pode ser um grande vendedor se fornecer sempre itens de baixa qualidade aos seus clientes.

Você será uma farsa e os clientes sentirão o cheiro disso em você. Pior, você venderá com base em descontos para substituir as suspeitas dos clientes nas quais não é confiável. A venda de produtos para clientes que eles vão se arrepender de comprar resultará em pessoas insatisfeitas, que não retornarão e provavelmente espalharão impressões negativas sobre você e sua marca por aí.

Os melhores vendedores não apenas entendem esse princípio, mas o colocam em prática quando estão vendendo. Eles mostram que os recursos exclusivos de um item dão a esse cliente um benefício exclusivo.

3. Desafie as percepções

Se um cara lhe disser que ele está querendo comprar uma mangueira barata porque cada uma delas quebra depois de alguns meses, cabe às vendas desafiar suas percepções. Para vender a mangueira pelo preço normal, o vendedor tem que dizer algo como: “nossa mangueira tem um revestimento triplo reforçado e isolado, evitando que esse tipo de desgaste aconteça.”

O que o cliente realmente queria era não ter uma mangueira quebrada. A empresa de mangueiras viu uma necessidade nesses tipos de clientes e criou mangueiras reforçadas para ajudá-los. Quando um vendedor não questiona as percepções de um cliente, os produtos ficam parados.

4. Seja honesto

A maioria dos clientes é esperta o suficiente para saber quando alguém está sendo honesto com eles, e eles gostam disso. Se eles acham que podem confiar em você, é mais provável que comprem.

Nunca exagere no valor de um produto ou serviço e não encubra as possíveis deficiências. Não só a desonestidade magoa, como prejudica sua própria reputação e faz as pessoas saírem sem comprar. Isso significa que, se você não sabe, não apenas encolha os ombros, mas também diga que encontrará a resposta certa para as perguntas do cliente com uma pessoa que saiba.

5. Começa a trabalhar com upsell e cross-sell

Grandes vendedores sempre tentam aumentar o total de vendas uma vez que o cliente tenha selecionado seu item ou produto principal. Pense em lençóis para uma cama, bolsa para um vestido, cinto para uma calça jeans. Como vendedor, esse é o seu trabalho: oferecer produtos que forneçam valor.

Com frequência, você pode fazer vendas extras identificando os medos de um cliente. Se você consegue entender com o que os clientes estão preocupados, você pode demonstrar produtos ou serviços adicionais que podem realmente ajudar a resolver seus problemas.

Se você puder identificar o que uma pessoa realmente quer, você pode direcionar sua venda para atender a esse desejo. Muitas vezes, você pode fazer uma venda maior, além de deixar o cliente feliz, encontrando produtos adicionais que tornarão sua compra mais fácil, mais rápida e completa.

6. Aprenda com seus sucessos e erros

Você não para de aprender a ser vendedor quando o treinamento termina, é um processo contínuo. Por quê? Porque grandes vendedores são estudantes de comportamentos. Eles querem entender por que um cliente comprou ou não, o que eles poderiam ter feito de forma diferente ou como eles poderiam ter apresentado os produtos de preço mais alto de forma mais atraente.

Grandes vendedores de varejo tratam cada cliente como uma oportunidade para aprender o que funciona e o que não funciona, e eles sempre buscam maneiras de melhorar.

7. Persista

Vender é como qualquer outra coisa: a persistência vale a pena. Você não quer ser agressivo, mas também precisa ser diligente no seu acompanhamento, tanto na pré-venda quanto no pós-venda, se necessário.

Mostre aos clientes que você realmente se preocupa com a experiência deles e quer ajudá-los. Isso porque muitos outros varejistas não poderiam se importar menos com seus clientes. Consistentemente, fazer um pequeno contato personalizado pode ajudar muito a aumentar suas vendas. De muitas maneiras, fazer uma venda é um namoro e não há nada de errado em atrair clientes, desde que você seja honesto e franco.

8. Preste atenção à psicologia do cliente

Grandes vendedores concentram-se em ler as personalidades dos clientes e fazer ajustes na técnica de vendas com base no tipo de personalidade. Por exemplo, os introvertidos exigem uma abordagem de venda diferente da dos extrovertidos. Tome nota de como vários tipos de pessoas reagem de maneira diferente às abordagens de vendas e altere suas técnicas de acordo.

9. Não aja desesperadamente

Não importa o quanto você queira fazer uma venda ou precisar fazer uma venda, não se aproxime de um cliente com cifrões em seus olhos. Lembre-se de que você está vendendo algo que melhorará a vida deles (ou deveria ser), e sua atitude deve refletir isso para o cliente. Eles devem sentir que você está ajudando, não que eles estejam ajudando você.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *