Controle de qualidade: como aplicar em pequenos negócios - Maquineta Rede Celcoin
controle de qualidade

Controle de qualidade: como aplicar em pequenos negócios

Mesmo colocando o melhor produto no mercado, no local mais adequado, com um atendimento impecável, é preciso continuar trabalhando em melhorias sempre. Cada vez mais as exigências dos consumidores vão aumentando e o ritmo de mudança do mercado também.

Para se adequar a essa velocidade acelerada de transformação, ao aumento da concorrência e ao fácil acesso que os clientes possuem hoje à informações de qualidade dos produtos ou serviços, manter uma equipe responsável por esse controle de qualidade é essencial. Mas o que é esse controle e como fazer isso em uma pequena empresa?

O que é controle de qualidade?

Diferente do que muitos imaginam, o controle de qualidade não se trata apenas de identificar defeitos nos produtos ou serviços oferecidos. A tarefa vai muito além disso, identificando pontos de melhoria em todos os níveis do produto e testando novas fórmulas para ir sempre além.

O principal ponto aqui é focar na experiência do cliente e na sua satisfação com relação ao que está sendo oferecido. Para além disso, é entender as necessidades que nem mesmo apareceram ainda de forma consciente no público, mas que virão com as inovações a seguir.

Controlar a qualidade é olhar todo o processo de produção, desde o planejamento até o pós-venda, para mobilizar todos os envolvidos na melhoria de cada etapa. Nesse processo, fornecedores e parceiros também precisam estar envolvidos, auxiliando na melhor experiência.

Como aplicar o controle de qualidade em pequenos negócios?

Para pequenos negócios, o controle de qualidade começa em avaliar melhor os fornecedores de matéria-prima ou produtos, fortalecendo relações e buscando pelas melhores opções do mercado.

A partir daí, o apoio e comprometimento dos líderes ou gestores é essencial para a capacitação dos funcionários, voltando sempre o olhar para como cada atividade está sendo feita, não somente correndo atrás de metas. Mudar essa visão é uma das tarefas mais difíceis em pequenas empresas, já que o objetivo maior é normalmente aumentar lucros.

Por isso é importante identificar todas as atividades realizadas no negócio e pensar em como podem ser otimizadas, sempre tendo em mente que a qualidade afeta o lucro tanto quanto alcançar números.

 

You May Also Like

5 ideias para empreender com pouco dinheiro

Como vender Gift Cards com a Rede Celcoin?

5 dicas para empreendedores iniciantes

Como vender recarga Spotify?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *