Empréstimo para empresa: conheça as linhas de crédito para começar a empreender - Maquineta Rede Celcoin
emprestimo para empresa

Empréstimo para empresa: conheça as linhas de crédito para começar a empreender

Ao concluir um plano de negócio, para montar e manter em operação uma empresa você vai precisar de equipamentos, ferramentas, móveis, matérias-primas, realizar obras e tudo mais que esteja previsto no seu plano de investimentos.

Para fazer essas aquisições, ou você dispõe dos recursos, ou terá que obtê-los por meio de empréstimo para empresa. Esse empréstimo ou financiamento, na maioria das vezes, virá de um agente financeiro, bancos ou demais instituições de crédito.

O que é crédito?

Crédito é um termo que traduz confiança e deriva da expressão “crer”, acreditar em algo ou alguém. Ele ocorre na forma de um adiantamento que você pode quitar no futuro. Pode vir de um fornecedor que entrega um bem, matéria-prima, para você pagar no futuro, ou recurso proporcionado por um agente financeiro, por exemplo.

Portanto, o crédito, sob o ponto de vista financeiro, significa dispor recursos financeiros para fazer frente às despesas ou investimentos, financiar a compra de bens. Isso com o compromisso de devolução, de quitar, pagar no futuro.

Qual o objetivo do crédito de empréstimo para empresa?

O crédito existe para possibilitar as empresas de aumentarem o seu nível de atividade, instigar o consumo influenciando na demanda, exercer uma função social ajudando pessoas a conseguirem moradia, bens e alimentos, promover a execução de projetos, entre outros.

Além desse lado positivo, entretanto, o crédito pode tornar empresas ou pessoas físicas altamente endividadas. Por isso, o crédito obtido para o negócio deve ser aplicado de forma responsável. É fundamental procurar tomar o mínimo de recursos necessário, aplicando exclusivamente no negócio, sem nenhum desvio para outras finalidades.

O crédito deve gerar os resultados esperados de modo a possibilitar a sua devolução, preservando a confiança junto ao agente financeiro e a manutenção da linha de crédito obtida durante o empréstimo para empresa.

Como são definidos os valores das linhas de crédito?

Os empréstimos são concedidos pelas instituições financeiras após uma análise detalhada da vida financeira de quem está realizando o pedido. Nesta análise são levadas em consideração garantias, solidez, patrimônio e tradição financeira. Quanto melhores forem esses indicadores maior será a linha de crédito disponibilizada ao empreendedor.

No entanto, existem linhas voltadas para microempreendedores que não levam em consideração esses parâmetros. Elas são fornecidas baseadas na análise socioeconômica do cidadão, onde a avaliação subjetiva do agente de crédito de acordo com as intenções e potencialidades do cliente tem maior relevância.

Principais linhas de crédito para o empreendedor

Linha de crédito para investimento ou investimento fixo

É o capital destinado à aquisição de máquinas ou equipamentos e à realização de obras civis indispensáveis à implantação do negócio, à modernização, funcionamento ou ampliação da empresa.

Linha de crédito para capital de giro

São os recursos destinados à compra de mercadorias, à reposição de estoques, às despesas administrativas.

Capital de giro associado ao investimento ou ao investimento misto

São recursos destinados à cobrir ambas as despesas: investimento fixo e capital de giro.

O crédito se torna possível a partir do empréstimo, que significa fornecer ao tomador do crédito o valor combinado em dinheiro, acrescentado dos juros por seu uso. Antes de realizar um empréstimo para sua empresa, analise qual a melhor linha de crédito disponível e estude suas possibilidades para não correr grandes riscos!

 

You May Also Like

Dicas para aumentar seus ganhos e fechar acordos de sucesso

Como fazer a gestão financeira do seu pequeno negócio, mesmo com um orçamento limitado

metas SMART

Como utilizar metas SMART em sua empresa?

Por que revender serviços em seu negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.