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Tecnologia no Varejo

A importância da tecnologia no varejo

Nos últimos anos, o varejo vem passando por grandes e inesperadas mudanças, mostrando como esse mercado é frágil e enfatizando a importância de se renovar e inovar para alcançar bons resultados

Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), sete em cada dez empresas no Brasil já utilizam algum tipo de tecnologia digital em seus processos internos.

Dessa forma, a tecnologia passa a ser cada vez mais fundamental para o varejo. Os estabelecimentos comerciais devem misturar estratégias digitais e físicas para que o cliente tenha a melhor experiência e, em consequência, continue a frequentar o seu negócio. 

Confira a seguir algumas dicas para aperfeiçoar o seu estabelecimento com a tecnologia.

Conheça o seu cliente

Antes de colocar qualquer estratégia em prática, é importante conhecer o perfil do seu cliente e quais são os seus principais interesses em produtos e serviços, assim como quais conteúdos ele consome no ambiente digital, como as redes sociais. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de mercado e pesquisas de satisfação

É fundamental ter em mente que o cliente deve estar no centro dos seus objetivos e do seu planejamento estratégico, para a realização de um atendimento personalizado e eficiente. Acima de tudo, mostrar-se disponível em qualquer um dos canais de comunicação, assim como nas lojas físicas, proporcionando uma experiência de qualidade. 

Pense em uma jornada de compra fluida

Após identificar o perfil do seu cliente, é hora de definir a jornada de compra incluindo recursos digitais e físicos. Isso inclui desde as primeiras divulgações e contato com o cliente, até a decisão de compra e o pós venda. 

Permitir que as compras sejam realizadas, tanto no ambiente físico como no virtual, trazem uma experiência dinâmica para o consumidor, que pode realizar suas aquisições e recebê-las no conforto de sua casa. Oferecer opções de pagamento digital nas compras dentro do estabelecimento também é uma boa pedida. 

Por mais que nem todos os estabelecimentos tenham que apresentar uma plataforma de comércio eletrônico, sua presença é bastante vantajosa, tendo sido responsável por R$ 628 bilhões no período de 2016 a 2022

O comércio físico também colhe os seus frutos. Por exemplo, as compras de Dia das Mães deste ano registraram aumento de 2,8% no faturamento e de 18% do valor médio gasto por cliente, em relação a 2022

Armazene os dados dos seus clientes

Armazenar os dados dos clientes é uma ótima prática para entender melhor o comportamento do consumidor em seu estabelecimento. Anotar o que foi adquirido, os seus interesses e suas possíveis sugestões aumenta as chances de ser assertivo e sanar as necessidades dos seus clientes. Sejam essas anotações feitas em um caderno, planilha ou sistema de gestão.

Isso também é responsável por aumentar a eficiência de certas operações, como o acompanhamento de compras realizadas, já que todas estarão documentadas em um só local. 

Atraia os seus clientes com conteúdo diferenciado

Uma outra opção para alcançar ótimos resultados no varejo é divulgar os seus produtos nas mídias digitais. O WhatsApp é uma ótima plataforma para comunicar o lançamento de uma coleção de roupas, por exemplo, a partir do envio de um catálogo para todos aqueles que já compraram na loja e do convite para conferirem as novidades no estabelecimento.  

Além dos aplicativos de mensagem, algo que se tornou bastante popular durante a pandemia e ainda é uma boa pedida é o lançamento de produtos pelas mídias sociais, principalmente em lives no Instagram. Essa ação contribui para o engajamento com os consumidores e, consequentemente, para a promoção da marca perante outras pessoas.  

Foque no pós-venda eficiente

Realizar um pós-venda eficiente favorece – e muito! – a satisfação e até mesmo a fidelização de clientes. Prossiga com o atendimento humanizado realizado em todo o processo e ofereça suporte após a compra pelos canais de comunicação. Tire dúvidas e entregue dicas relacionadas à utilização do produto adquirido. 

Além disso, peça a sua opinião sobre a aquisição e quais seriam os pontos de melhoria para a sua total satisfação. Por fim, ofereça promoções e outros programas de fidelidade para desenvolver ainda melhor esse relacionamento com o cliente e torná-lo cada vez mais duradouro. 

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