Missão visão e valores: como e porque definir o seu negócio
Se você tem uma empresa, já ouviu falar de missão, visão e valores. Missão e visão se relacionam com o propósito de uma organização e são tipicamente comunicadas de alguma forma escrita. Missão e visão são declarações da organização que respondem a perguntas sobre quem somos, o que valorizamos e para onde estamos indo.
Empresas com missão e visão claramente comunicadas, amplamente compreendidas e coletivamente construídas demonstram ter um desempenho melhor do que aquelas sem elas, quando a estratégia e as metas também estão alinhadas.
O que é missão?
A declaração de missão comunica a razão da organização ser e como ela visa atender seus principais interessados. Clientes, funcionários e investidores são as partes interessadas mais enfatizadas, mas outras partes interessadas, como o governo ou as comunidades (ou seja, na forma de impacto social ou ambiental) também podem ser discutidas. As declarações de missão são frequentemente mais longas que as declarações de visão. Às vezes, as declarações de missão também incluem a soma dos valores da empresa.
O que são valores?
Valores são as crenças de um indivíduo ou grupo e, neste caso, a organização, na qual eles estão investidos emocionalmente. A declaração de missão da Starbucks, por exemplo, descreve seis princípios orientadores que, como você pode ver a seguir, também comunicam os valores da organização:
- Proporcionar um ótimo ambiente de trabalho e tratar uns aos outros com respeito e dignidade.
- Abraçar a diversidade como um componente essencial na maneira como fazemos negócios.
- Aplicar os mais altos padrões de excelência para a compra, torrefação e entrega fresca de nosso café.
- Desenvolver clientes entusiasmados e satisfeitos o tempo todo.
- Contribuir positivamente para nossas comunidades e nosso meio ambiente.
- Reconhecer que a lucratividade é essencial para o nosso sucesso futuro (Starbucks, 2008).
O que é visão?
Uma declaração de visão, em contraste, é uma declaração orientada para o futuro do propósito e das aspirações da organização. De muitas maneiras, podemos dizer que a declaração de missão estabelece o “propósito de ser” da organização, e a declaração de visão diz: “com base nesse propósito, é isso que queremos nos tornar”.
A estratégia de ação da empresa procura alcançar a visão e assim satisfazer a missão da organização. Tipicamente, as declarações de visão são relativamente breves, como no caso da declaração de visão da Starbuck, que diz:
“Estabelecer a Starbucks como a principal fornecedora do melhor café do mundo, mantendo nossos princípios inflexíveis à medida que crescemos (Starbucks, 2008).”
Às vezes, a declaração de visão também é capturada em um slogan curto, como a declaração “seguir em frente” da Toyota, que aparece na maioria das comunicações para clientes, fornecedores e funcionários (Toyota, 2008). Da mesma forma, a versão de declaração de visão do Wal-Mart é: “Economize dinheiro. Viva melhor (Walmart, 2008)”.
Por que ter missão visão e valores definidos ainda é importante?
É crucial que todas as empresas (mesmo as pequenas) tenham uma declaração de missão visão e valores clara e por escrito. Articular e repetir os pontos positivos do movimento em direção à mudança na organização ajuda os funcionários a permanecerem engajados e motivados no processo. Isso é importante porque:
1. Determina a direção da empresa
Proprietários de negócios inteligentes usam essa declaração para lembrar suas equipes de porque sua empresa existe. A declaração de missão serve como uma “Estrela do Norte” que mantém todos claros sobre a direção da organização.
2. Foca no futuro da empresa
Onde você estará em 1 ano? 3 anos? 5 anos? A missão nos diz o que estamos fazendo hoje e a visão nos levará para onde queremos ir no futuro. Isso é fundamental para não perder o foco no que está por vir.
3. Fornece um modelo para tomar decisões
Uma missão clara estabelece limites importantes que permitem aos proprietários de empresas delegar responsabilidade e autoridade. Missão é para a empresa o que uma bússola é para um explorador, um mapa para um turista, um leme para um navio, um modelo para um maquinista. Ela fornece uma estrutura para pensar em toda a organização e os limites que você precisa para permanecer no caminho certo.
4. Forma uma base para alinhamento
Quando um novo funcionário é contratado, é essencial que ele saiba o que a empresa faz e para onde a empresa está indo. A declaração de missão visão e valores forma a base para o alinhamento, não apenas com o proprietário, mas com toda a equipe e organização. Sua equipe estará na mesma página quando se trata do que você faz e por que você faz isso, o que leva a uma melhor eficácia nas ações.
5. Acompanha a mudança sutil
Muitas pessoas são resistentes à mudança porque nos faz sentir inseguros e às vezes fora de controle. No entanto, se a missão for clara, os membros da equipe provavelmente verão o valor da mudança e como ela ajuda a organização. Isso criará uma cultura que acolhe a mudança quando justificada.
6. Facilita a avaliação e melhorias
Se você tiver uma declaração de missão visão e valores clara e por escrito, saberá exatamente o que medir e como medir seus resultados. Clareza de missão traz clareza em todos os outros níveis da organização. Esta é a base de uma organização poderosa!