Como consultar dívidas? Conheça o Registrato! - Maquineta Rede Celcoin

Como consultar dívidas: aprenda a usar o Registrato

As dívidas são uma realidade na vida de muitos brasileiros. Até mesmo para quem segue um planejamento financeiro controlado e pensa várias vezes antes de gastar, elas podem aparecer de vez em quando. Algumas dívidas até passam despercebidas e só são descobertas muito tempo depois, quando já acumularam juros gigantescos.

Por isso, é bom ficar sempre de olho nos registros feitos no seu CPF. Afinal, prevenção nunca é demais! E a boa notícia é que o Banco Central tem uma ferramenta super prática que pode te ajudar a manter esse tipo de acompanhamento: o Registrato. A seguir, vamos te ensinar o que é esse recurso digital e como você pode usá-lo para consultar dívidas e pendências.

O que é o Registrato?

O Registrato é uma plataforma virtual lançada pelo Banco Central do Brasil para reunir diversas informações financeiras dos brasileiros. Por meio dela, você tem acesso a vários relatórios sobre o seu histórico financeiro, incluindo dados sobre empréstimos, contas criadas em bancos e corretoras e até mesmo as chaves Pix utilizadas. 

O principal objetivo do Registrato é permitir que os cidadãos tenham mais controle sobre suas obrigações orçamentárias e relacionamentos com instituições financeiras. Ele também conta com um site de apoio que responde às dúvidas mais comuns que muitas pessoas têm sobre dinheiro, o portal Minha Vida Financeira.

Como usar o Registrato?

Para consultar suas informações financeiras no Registrato, o primeiro passo é acessar a página da ferramenta clicando aqui. Em seguida, siga as etapas abaixo:

  1. Na página de login do Registrato, escolha a opção “entrar com a conta Gov.br”;
  2. Informe o e-mail e a senha da sua conta;
  3. Escolha o tipo de informação que você quer ver e clique em “Consultar”. Também é possível usar a aba “Relatórios”, opção do menu que aparece na parte esquerda da tela;
  4. Escolha o período de tempo que te interessa (caso seja solicitado) e aceite os Termos de ciência e responsabilidade. Em seguida, basta clicar em “Gerar Relatório”.

E pronto! Suas informações de histórico serão imediatamente disponibilizadas. Além disso, os relatórios gerados ficam disponíveis para caso você queira consultá-los novamente depois. Eles também podem ser baixados ou enviados por e-mail por meio de atalhos do próprio Registrato. 

Vale lembrar, entretanto, que o Registrato não traz informações ligadas ao Saque Extraordinário e a outros valores a receber.

O Registrato é uma ferramenta muito útil para quem gosta de manter um controle financeiro saudável e se prevenir contra dores de cabeça. Essa cautela é especialmente necessária para quem empreende, afinal, há quem acabe se endividando para conseguir progredir no mundo dos negócios. Se quiser evitar esse tipo de situação, confira nossas dicas de gestão financeira para pequenos empreendimentos.

E para quem está precisando de um dinheiro a mais para quitar as dívidas, uma boa alternativa é encontrar uma fonte de renda extra. Veja só nosso conteúdo com as melhores dicas para quem deseja faturar mais. Para conhecer mais oportunidades, visite a gente no site da Rede Celcoin. Vem com a gente, que te mostramos como turbinar a receita do seu negócio!

You May Also Like

Dicas para aumentar seus ganhos e fechar acordos de sucesso

Como fazer a gestão financeira do seu pequeno negócio, mesmo com um orçamento limitado

metas SMART

Como utilizar metas SMART em sua empresa?

Por que revender serviços em seu negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.